Google-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to SpanishGoogle-Translate-Portuguese to French

terça-feira, novembro 10, 2009

O Silêncio da OAB

Tenho certeza que esse silêncio manso da OAB até o presente momento com relação à sua postura perante o CESPE e sua famigerada prova de direito do trabalho da 2a fase do exame 2.2009 está incomodando e tirando o sono de muitos examinando por toda parte do Brasil.

No entanto, é preciso deixar patente que esse mesmo "incômodo" também deve habitar os pensamentos e os corações dos nossos advogados do Brasil, afinal, todos, hoje ou muito breve, serão seus futuros colegas de profissão. Todos os advogados sabem muito bem o que é passar pelo exame, sabem muito bem quais os principais valores da justiça e estão cansados de saber que a OAB é, ou pelo menos deve ser, o espelho maior da justiça.

Sendo assim, um exame que traz consigo sérios vícios de injustiça e ilegalidade deve ser também um problema de cada advogado que honre os seus valores mais primitivos de justiça e equidade.

Até o presente momento não fomos ouvidos, ou se fomos não estamos sabendo de nenhum posicionamento oficial.

Na faculdade de Engenharia Civil estudei para fazer cálculos e na de Direito estudei para defender os direitos coletivos, o que faço desde já. Dessa forma, posso até colocar a cabeça no travesseiro, aparentemente tranquilo, pois a MINHA parte estou cumprindo, no entanto, dormir será difícil até que a OAB se manifeste oficialmente diante do suplício de milhares de examinandos de todo Brasil.

José Henrique Azeredo
OAB (RN) 3.639-E

http://www.petitiononline.com/exameoab/petition.html

http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?exameoab
---
Enviado pelo meu BlackBerry®

quarta-feira, novembro 04, 2009

Peregrinação pela justiça

Motivado pelo grande espírito de engajamento e união que o nosso grupo no Orkut demonstrou (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=95615171), decidi antes do dia nacional do protocolo do Manifesto (05/11) ir previamente conversando com alguns presidentes de Conselhos Seccionais da OAB.
Então, desde quinta-feira (29/10) estou percorrendo alguns estados, iniciando por Recife onde fui muito bem recebido pelo presidente Jaime Asfora (foto abaixo). Na oportunidade o presidente concordou de pronto com os termos expostos e manifestou apoio à nossa iniciativa, comprometendo-se desde já em defendê-lo no colégio de presidentes.




Depois estive em Santa Catarina, onde tive reunião e apoio através do Conselheiro Estadual Dr. Erivaldo Jr (foto abaixo).




Já no dia 03/11 estive na OAB/SP, onde fui recebido pelo assessor da presidência, Mardiros Burunsizian, uma vez que o presidente estava viajando. Dr. Mardiros compreendeu nossas razões se comprometeu a encaminhar o assunto ao presidente no mesmo dia.

Nesse mesmo dia, ainda em São Paulo, estive curso LFG para conversar com o professor Andre Luiz (foto abaixo). Durante nossa conversa, o professor falou ao telefone com o presidente da comissão de exame de Ordem em SP, oportunidade na qual o próprio presidente comentou sobre as obscuridades e confusões da questão, ficando desde já cientificado do nosso Manifesto.



No caminho de volta à Natal falei ainda com a presidente da OAB/DF, Dra. Stefânia Viveiros, que se prontificou em ajudar no que fosse preciso, inclusive encaminhando o assunto no dia seguinte presidente nacional da OAB e também à presidente da comissão nacional de exame de Ordem.