Google-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to SpanishGoogle-Translate-Portuguese to French

quarta-feira, junho 16, 2010

XIV Congresso Brasileiro de Direito Processual



Natal sediará em setembro o XIV Congresso Brasileiro de Direito Processual / 9º Seminário Nacional de Processo Constitucional. O congresso acontecerá entre 09 e 11 de setembro do corrente ano no Centro de Convenções de Natal, sendo uma realização do Instituto Brasileiro de Ensino e Cultura - IBEC.

Trata-se de evento tradicional, realizado desde 1996, sob a presidência do Juiz BENTO HERCULANO DUARTE, reunindo, em média, 3.000 congressistas, dentre magistrados, advogados, membros do MP e estudantes de direito, oriundos de todas as regiões do país.

Do evento já participaram, dentre outros, os Ministros Gilmar Mendes, Moreira Alves, Carlos Velloso, Eliana Calmon, Athos Gusmão, Pádua Ribeiro, João Otávio Noronha, Ives Gandra Filho, C. A. Reis de Paula, João Oreste Dalazen e Cristina Peduzzi; além dos professores Luiz G. Marinoni, Vicente Greco, J. R. Cruz e Tucci, J. C. Barbosa Moreira, Calmon de Passos, Humberto Theodoro, Maria Sylvia di Pietro, Antonio C. Marcato, Carlos A. Carmona, Fredie Didier, etc.

Para esta edição, já temos nomes confirmados como SILVIO VENOSA, SERGIO PINTO MARTINS, CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE, ANTONIO CARLOS MARCATO, MISAEL MONTENEGRO e RENATO SARAIVA.

Em breve o novo portal de eventos jurídicos estará no ar: www.DIREITOEPROCESSO.com.br

Siga o evento no no twitter: www.twitter.com/DireitoProcesso
.

quinta-feira, junho 03, 2010

O que estudar na reta final?

Faltando exatamente 10 dias para a prova, essa é uma das perguntas que está na cabeça de muitos nesse momento. Vamos então a algumas dicas:

1 - É hora de fazer as últimas provas, principalmente as 6 últimas provas (mas faça mais do que isso, por favor!). Sua meta é conseguir mais de 50% em todas elas. Se conseguir, é quase certo que você passará na primeira fase.

2 - Hummm, não conseguiu? Em quais matérias você não foi bem como achou que iria? São elas que você deverá priorizar agora! Ex.: Se você se acha o “tampa” em tributário e não fez pelo menos 60%... Volte aos princípios do direito tributário e leia tudo de novo.

3 - Acertou 90% das questões de ética, em todas as provas? Não? Então pode ler bastante o estatuto, o código e o regulamento geral. Acertar tudo de ética é vital, pois suas 10 questões representam 20% do necessário para a aprovação na primeira fase...e 20% é muita coisa.

4 - Você necessariamente tem de dominar um dos 3 grande grupos da prova: TRABALHISTA, PENAL ou CIVIL. Cada uma dessas matérias abrangem 15 questões (aproximadamente). Ao menos em uma delas você tem de ser bom, muito bom mesmo.

5 - Se você não é bom em direito e processo civil, nem mais pense neles. O conteúdo dessas disciplinas é muito abrangente e vai lhe tomar um tempo que agora você não tem mais. Priorize outras matérias.

5 - Constitucional, administrativo e tributário. Ao menos duas dessas você tem de ser bom. Eu aconselho tributário e administrativo (gosto pessoal meu!). Quanto ao direito tributário, dê enfoque à CF, pois o Cespe adora criar questões de tributário de olho na Carta Magna.

6 - O ideal é ler a lei seca: esse é o caminho! Reforce com um bom resumo jurídico voltado para o exame de ordem (as nossas "apostilas" do LFG são muito boas! – link para download aí ao lado). E, somado aos exercícios previamente feitos, você terá uma boa chance de conseguir a aprovação.

7 - Não crie tremendas expectativas quanto ao exame e seu nível de dificuldade. Reforce o seu lado emocional, pois isso é fundamental. Não passar de 1ª na prova não é nenhuma vergonha. Aliás, nem mesmo não ser aprovado na 3ª tentativa representa alguma vergonha. Convença-se disso e desonere o seu espírito... tudo vem no tempo certo.

Seja honesto consigo mesmo, se você estudou, tenha consciência de que está pronto para enfrentar a prova. Se não, vá com garra, mas sem autocobrança.

Boa sorte !!!

*Créditos: Blog Exame de Ordem --> http://www.portalexamedeordem.com.br/blog/2010/06/onze-dias-para-a-prova-entramos-na-reta-final-do-exame-da-oab-1-2010/